Qual é o seu propósito de vida? A Vida é o Propósito!
- Patricia Cordeiro
- 2 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Na busca constante por significado e realização, muitas pessoas se perguntam: "Qual é o meu propósito de vida?"

Fico extremamente preocupada com a busca de uma resposta para essa angústia, pelo risco de muitas pessoas compreenderem esse propósito como “algo grandioso”, missões extraordinárias que precisam ter um “grande impacto no mundo” e onde se faz necessário deixar a “nossa marca”.
Mas aí eu levanto uma reflexão, deixar nossa marca para quem? Impacto em que mundo? Gosto de pensar na perspectiva de que a própria vida é o propósito e, por mais que isso pareça muito simples, dependendo da forma como levamos a vida pode ser algo extremamente desafiador.
Jung acreditava que o propósito da vida humana é o desenvolvimento pleno da personalidade, processo que ele chamou de individuação. Esse processo envolve o reconhecimento e a integração de diferentes aspectos do inconsciente na consciência, permitindo que o indivíduo se torne uma versão mais completa de si mesmo. Na visão junguiana, o verdadeiro propósito da vida não é externo, mas sim o crescimento interno e o autoconhecimento.
De acordo com a perspectiva da Psicologia Analítica, o Self que é o aspecto central da personalidade, que inclui tanto o consciente quanto o inconsciente, seria a meta final do processo de individuação. A ideia de que "a vida é o propósito" pode ser relacionada ao conceito do Self, onde a busca pela totalidade e integração de todas as partes do ser é o objetivo central da vida. Nesse sentido, viver é um processo contínuo de descoberta e realização do Self, para se desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo ao nosso redor.
Portanto, seria possível reconhecer que a vida, com todas as suas nuances, desafios, vitórias, fracassos, complexidades e aprendizados, constitui o próprio propósito? Pensar dessa forma nos permitiria encontrar significado em todas as experiências, sejam elas grandiosas ou cotidianas?
E para viver a vida como propósito talvez o desafio seja ao invés de focar no futuro ou no passado, valorizar a experiência do agora. Cada momento vivido, cada emoção sentida, contribui para a construção do nosso ser.
A vida é um ciclo contínuo de mudanças e desafios e na perspectiva junguiana passar pelas mudanças e desafios integrando aspectos inconscientes a consciência enxergando as oportunidades de crescimento e autoconhecimento é o propósito da existência humana, da vida.
A vida, em sua plenitude, é tanto o caminho quanto o destino, onde o processo de individuação e a realização do Self representam a meta final, proporcionando um sentido profundo e pessoal para a existência.