top of page
Buscar

A vida necessita de pausas… 

  • Foto do escritor: Patricia Cordeiro
    Patricia Cordeiro
  • 10 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2024

mulher deitada em esteira relaxando

A frase é de Carlos Drumond de Andrade…E a pergunta que te faço agora é se você tem feito pausas ao longo dos seus dias.

Pausas de verdade, em que você dá um tempo em tudo para se ouvir, para se sentir, para se perceber. Afinal passamos dia após dia sem nos dar conta de nossas sensações, vontades e necessidades, acordamos e dormimos, trabalhamos e estudamos, seguimos e seguimos sem nos aperceber.

Quando o corpo chama através da dor e dos sintomas, parece que há algo errado na “máquina de mover”, nosso CORPO, mas talvez ela esteja apenas nos chamando a atenção de que precisamos dar uma pausa para avaliar o nosso bem-estar.

Bem-estar, o estar bem, será que você está da melhor maneira que você gostaria e poderia estar?

O bem-estar é compreendido como o conjunto de práticas e de elementos que proporcionam conforto, segurança, tranquilidade e satisfação em diferentes aspectos da vida.

Então eu lhe pergunto, você considera que se encontra em um estado positivo de saúde a partir das suas escolhas em diferentes aspectos da sua vida? Existem coisas que não lhe agradam e que você gostaria de mudar?

Embora boa parte dos acontecimentos ao nosso redor não estejam sob nosso controle, há diversos aspectos em nossa vida que podemos modificar se eles não nos satisfazem. Afinal, será nossa maneira de viver e nossas escolhas que determinarão nosso bem-estar.

Atualmente sabe-se que fatores genéticos possuem um impacto sobre nossa saúde bem menor do que há tempos atrás se acreditava, e que nossas escolhas e crenças podem influenciar significativamente nosso estado de saúde. Escolhas inadequadas relacionadas a hábitos alimentares, sedentarismo, uso de álcool e drogas, tabagismo, todos esses aspectos serão determinantes para a nossa saúde, assim como nossas crenças!

Sim, crença, e para isso é importante compreender o papel delas em nossas vidas, mas isso é assunto para um outro texto. Por hora é importante que você saiba que não são apenas os fatores de ordem genética e nem apenas os de ordem física que afetam o nosso bem-estar e a nossa capacidade de nos manter saudáveis: falta de objetivos, vida afetiva vazia, fé pouco consistente, sintomas de ansiedade e depressão também podem levar a um estado de doença.

A saúde e o bem-estar englobam a pessoa como um todo: corpo, mente e espírito, ou seja, todas as dimensões do SER HUMANO! E todo esse papo não tem a ver apenas com ausência de doenças, mas com a realização plena de todo nosso potencial, bem-estar, alegria e produtividade.

Afinal, saúde é responsabilidade pessoal, é protagonismo, é ser responsável por si e pelas nossas escolhas! E então? Que tal fazer uma pausa para refletir um pouco sobre tudo isso?

“Apenas quando exercitamos o direto de escolher é que exercitamos também o direito de mudar.” (Shad Helmstetter)
 
 
bottom of page